NOVO SETUP! UMA NOVA MANEIRA DE PRATICAR ASTROFOTOGRAFIA.

Recentemente em minha vida ouve uma grande mudança. Mudei-me de casa para um apartamento, dificultando assim as minha futuras capturas com o setup antigo que era de grande porte (Seu peso era de aproximadamente uns 10kg). Ficou inviável para mim mante-lo, sabendo que eu teria que descer e subir várias e várias vezes por escadas o que possivelmente acabaria com as minhas costas.

Sem ter um local fixo para deixa-lo e pelo trabalho absurdo que me promovia para realizar uma noite de fotografias, eu resolvi vende-lo e investir em algo que coubesse em uma mochila. Comecei por ai mesmo, queria algo que eu pudesse carregar de certa forma com uma comodidade e sem grandes exageros em volume e peso.

Montagem Equatorial:

Comecei a pesquisar pelas montagens bem portáteis, voltadas para câmeras com pequenas lentes o que logo foi descartado por mim, pois eu precisaria usar um pouco mais de carga. Com isso busquei duas opções no mercado de hoje, SkyGuider Pro da IOptron e a famosinha Star Adventurer da Skywatcher. Ambas as duas são de altíssima qualidade para estes fins, porém eu decidi a minha dúvida no quesito preço. Comprando uma Star Adventurer eu economizei algo em tordo de R$ 800,00, mas tive alguns custos com a fabricação de peças para ela.

skyguider
SkyGuider Pro – Pode ser Adquirida na Loja Tellescopio.com (Nova)

 

 

star adventurer
Star Adventurer – (Normalmente encontrada usada) – **Este é meu Setup Atual.

 

 

A funcionalidade dessas Montagens equatoriais são de acompanhar o movimento da terra (para quem acompanha o blog deve ter lido meu post sobre o assunto). A diferença dentre várias que existem por ai é a capacidade de carga e funcionalidades como o Goto e a guiagem. Apesar desta montagem ser portátil, ela vem com o sistema de guiagem o que é muito bom para longas exposições.

Lente Fotográfica:

Outro dilema que surgiu depois da venda do antigo setup, foi a escolha da nova lente para acompanhar o conjunto de câmeras. Antes usava um Ota que era desenvolvido especialmente para fotografias do céu escuro, mas agora precisaria encontrar uma lente que se adequasse a este fim (sendo que elas não são desenvolvidas especialmente para a Astrofotografia). Depois de muita pesquisa e procurando opiniões de usuários, encontrei a lente ideal. Uma lente Fixa em 200mm da série L da Canon com 9 elementos com abertura máxima em 2.8 ou seja, extremamente clara. Perfeita para o uso em Astrofotografia, ótica limpa, bastante clara e de poucas aberrações.

 

 

canon-200mm-f2_8-l-ii-usm_d
EF 200mm f/2.8L II USM

 

Ela foi adquirida via Mercado Livre usada, porém em muito bom estado e valendo metade do valor de uma nova, o que me gerou uma grande economia rs.

Tripé Fotográfico

Claro que para todo o peso (montagem+ contra pesos+câmera+lente+cabos) eu precisaria de um tripé razoável e que não gerasse vibração por causa da carga.
Pesquisando muito também, descobri o quão elevado é o valor de alguns, e decidi ficar entre os mais caros e os mais ruins. Comprei um Tripé Weifeng com Ball Head suportando até 4kg de carga. Aproveitei o fato de mora próximo ao Paraguai e encontrei esse modelo mediano no valor de $40,00 (dólares).

 

3333760737-thickbox_default
Tripé Weifeng WT-531B Professional com 152cm.

 

Apesar de não ser dos melhores, ele esta se dando muito bem com a quantidade de carga e alguns dias de vento, mas não dou bobeira. Acidentes são muito comuns com equipamentos assim e ninguém quer ver os seus equipamentos espatifados no chão, não é legal rs.

Câmeras

As Câmeras são as mesmas utilizadas nos equipamentos anteriores, já fiz posts sobre elas e não irei falar sobre elas, somente irei postar as fotos de como elas funcionam no Setup e algumas peças usadas com elas.

QHY163C

Ao utiliza-la com lentes (Estamos falando de Canon) ela precisa ser adaptada por uma peça específica, um adaptador CCD que também é encontrado na loja Tellescopio.com olhe só que loja completa.

 

starguider-canon -eos-t2-500x416
Adaptador Starguider Lente Canon EOS para T2 CCD 

 

IMG_20180903_185423622_HDR
QHY163C + Adaptador CCD + Lente 200mm F2.8

 

IMG_20180903_190131531_HDR
Nesta Foto ainda não usava contrapesos.

 

Canon T1i

Esta câmera é a mais comum de se usar, para qualquer fim. Não só este modelo mas diversas outras câmeras da Canon são de preferencia de uso dos astrofotógrafos.
Esta T1i foi comprada usada e modificada para astrofotografia pelo nosso amigo Jordan Patrick. Quem tiver o interesse em realizar esta modificação ou até comprar uma câmera já modificada eu super recomendo ele, é muito bom no que faz. Aliás ele está até com uma loja virtual no momento JP Astronomy

 

star adventurer
Setup completo utilizando a Canon T1i.

 

Registros e Conclusões

Minha conclusão se baseia na minha experiência utilizando destes equipamentos em relação aos antigos. Concluo que apesar de portátil ele traz grandes vantagens, facilidade em carregar, leve e podendo montar aonde for, no patio de casa, na lavanderia do apartamento e até levar para um dia de camping longe das cidades. É muito bom por essa comodidade. Este é o Setup perfeito para quem gosta de viajar e acampar ou que tenha dificuldades como eu, de espaço e de não ter um local fixo para deixar.

Mas a desvantagem é que se perde os recursos das montagens maiores e a distancia focal dos telescópios maiores. Nas fotos que virão a seguir as desvantagens para mim se anulam, pois eu me encaixei muito bem utilizando esse novo Setup.

 

42932330370_9ace669a02_o
Setup:
Star adventurer
Canon T1i
Lente Canon 200mm F2.8 @F4
88x30s ISO 800.

 

42805358840_d181797c0d_o
Setup:
Star Adventurer
Canon T1i Mod
Vivitar 24mm F2.8 @5.6
80x60s

 

andromeda final
Setup:
Star adventurer
Canon T1i
Lente Canon 200mm F2.8 @F4
120x30s ISO 800.

 

Órion nebulosa
Setup:
Star adventurer
Canon T1i
Lente Canon 200mm F2.8 @F4
120x60s ISO 800.

 

Estes são alguns registros do inicio ao fim do ano. Em um ano utilizando deste Setup compacto realizei mais fotos do que o anterior. Estou muito feliz pelos resultados alcançados e por ter chego no equipamento ideal para praticar minhas astrofotografias.

A você que chegou até aqui e aprendeu um pouco mais sobre o assunto ou tenha a acrescentar, fique livre para comentar ou tirar as suas dúvidas sobre. Eu estou sempre disposto a ajudar.

Obrigado e até o próximo.

 

4 comentários sobre “NOVO SETUP! UMA NOVA MANEIRA DE PRATICAR ASTROFOTOGRAFIA.

Deixe um comentário