UM NOVO REFORÇO PARA AS ASTROFOTOGRAFIAS

Após um longo período de espera, adquiri de uma vez um filtro CLS da OPTOLONG para a minha Canon, o qual serve para amenizar os efeitos da poluição luminosa, decorrente da iluminação das cidades.

Este post será um review simples, mas focado na utilização e o desempenho que o filtro oferece para as astrofotografias em centros urbanos.

Um dos problemas mais persistentes e que atrapalham a vida do astrofotografo de hoje, é o fato de áreas urbanas, (desde pequenas áreas, agravando-se ainda mais em áreas muito maiores) estarem carregando mais e mais poluição luminosa, o que é algo natural com o desenvolvimento das cidades (não podemos ficar no escuro, imagine o que aconteceria num total breu, não seria nada legal rsrs).

gallery_san_francisco_light_pollution
Poluição Luminosa na Cidade de São francisco .                                             Foto de: Thomas Hawk/via Flickr.

Apesar de termos que conviver com toas essas luzes nas cidades e elas serem de necessidade extrema, poderiam ser implementadas certas soluções, para a modificação da iluminação pública, sem perda e iluminando o que realmente deve ser iluminado. Mas o fato é que não vemos isso na maioria de nossas cidades e muito pouco provável ou viável que esta modificação seja implementado de agora em nossas cidades.

direoluz-600
Formas de Iluminação.

 

Tendo em vista este problema, empresas como a OPTOLONG (existem outras além dessa no mercado), a fabricante do filtro que adquiri recentemente, investem em tecnologias, para amenizar esses efeitos. Esse filtro pode ser colocados diretamente na câmera, por ser do modelo clip filter, facilitando assim a maneira de usa-lo (pelo menos para mim).

13754454_510517602471325_7092878228381952847_n-500x416

“O filtro banda larga CLS-CCD (clip) foi desenvolvido para aumentar a visibilidade de vários objetos de céu profundo. Por selectividade, reduzindo a transmissão de comprimentos de ondas de luz poluentes, especificamente aquelas produzidas por luz artificial, incluindo lâmpadas de mercúrio a vapor, luz de sódio a vapor em baixa ou alta pressão e indesejada luz natual causada pela emissão de oxigênio neutro em nossa atmosfera (Skyglow). Junto com a altíssima transparência das principais linhas de emissão de nebulosas em OIII(496nm e 500nm), H-beta (486nm), NII(654nm e 658nm), H-alpha(656nm) bem como SII(672nm), este filtro então é apropriado para melhorar o contraste e detalhes de propósitos fotográficos em área com poluição luminosa.”

Descrição retirada do site da loja Tellescópio

Posso dizer que estou realmente satisfeito com esse filtro, pelo seu custo benefício e também fazendo o que outras marcas mais caras fazem.

IMG_9189
Nebulosa de Eta Carinae.  ISO 800, 120s de exposição. (Sem Filtro)
img_0044.jpg
Nebulosa de Eta Carinae. ISO 800, 120s de exposição. (Com Filtro)

Notem a diferença de contraste entre o céu escuro e a nebulosa. Essas  informações ficam mais visíveis a cada frame com mais tempo de exposição, e melhorando ainda mais no processamento final da imagem.

IMG_9196
Nebulosa de Eta Carinae. ISO 800, 180s de exposição. (Sem Filtro)
img_0046.jpg
Nebulosa de Eta Carinae. ISO 800, 180s de exposição. (Com Filtro)

Com ISOs consideravelmente altos e um bom tempo de exposição, ainda se consegue um bom contraste entre a nebulosa e o céu escuro.

IMG_0050
Nebulosa de Eta Carinae. ISO 800, 300s de exposição. (Com Filtro)

 

Apesar da falta de colimação do meu refrator, (que é percebido mais ao lado direito da imagem) e também sem o balanço de branco da câmera ideal, este filtro possibilitou que eu chegasse a um novo nível na astrofotografia, melhorando consideravelmente as minhas capturas, tornando essa captura a melhor que já fiz desta nebulosa.

Para quem está procurando um filtro que reduza esse tipo de problema, e com um bom custo benefício, acredito que ele seja a melhor escolha.

Por fim, quero deixar a imagem final deste registro.eta-carina-facebook

Orion Apo 80ED.
EQ3-2 Guiada em um eixo com Arduino.
Canon XS/1000D Modificada.
Filtro CLS-OPTOLONG

Captura de 1h e 10 min.

Captura e processamento feitas por mim, com as dicas de Rafael Compassi, ele possui um canal no youtube Canal Astrofoto, o qual trás dicas e lives de captura. Muita informação para quem gosta ou pratica astrofotografia.

Espero ter ajudado, e até o próximo post.

Deixe um comentário