Modifiquei minha Canon!!!

Este é o próximo passo para um astrofotografo, modificação de uma DSLR. Claro existem câmeras já especificas para astrofotografia de céu profundo, mas são um pouco mais salgadas quanto uma DSLR mais antiga, como a minha Canon é. E eu ainda não possui um poder aquisitivo alto no momento.

Bem, o que é modificação? e por que fazer?
Não vou detalhar muito, pois não tenho conhecimento aprofundado sobre. Mas o básico é: há um filtro interno entre o sensor e a luz que entra pela objetiva. Este filtro serve para corrigir a quantidade de luz infravermelha que entra até o sensor da câmera, a modificação consiste em, retirar este filtro, e que ele não impeça mais a passagem de ultravioleta, fazendo assim que as nebulosas, galáxias e outros objetos que emitem esse tipo de luz, ganhem mais destaque.
No momento em que fiz modificação, senti a minha falta de prática me atrapalhar, desde abrir a carcaça e fazer a retirada do filtro. Mas a pior parte, foi remontar tudo, (deveria ter tirado algumas fotos antes de desmontar, para poder ver aonde ia cada parte) mas por fim tudo se encaixou, e não consegui estragar nada.

_35
Sensor com o filtro
zxs_sensor_construction
Aqui podemos ver as partes separadas, sendo o filtro infrared a ser removido.

 

DCIM102GOPRO
Detalhe da câmera.

Deixo aqui dois registros um antes da modificação e o outro depois da modificação que fiz.

Foto guardada - aplicadas configuracoes.
Nebulosa da laguna (antes da modificação) 35 min de exposição.
Foto guardada - aplicadas configuracoes.
Nebulosa da laguna (depois da modificação) 35 min de exposição.

Estes frames foram somente um teste para provar a real mudança da remoção do filtro, admito que me agradou bastante, pelo fato de ter precisado de poucos frames para um bom registro. Claro há de melhorar e muito ainda com a aquisição de filtros contra poluição luminosa, o que afeta bastante hoje em dia a um astrofotografo mais caseiro, assim como eu. Mas essas informações eu trago em um próximo post.

2 comentários sobre “Modifiquei minha Canon!!!

Deixe um comentário