Guiagem Caseira com Arduino

Neste post quero descrever todo o  processo, desde da parte estressante até a parte mais feliz deste projeto. Não vou te enganar, tem que gostar de gambiarras e não se importar com a fumaça do estanho.

Este era um projeto que de longe, eu queria muito concluir. Se bem que era algo essencial para os próximos passos para astrofotografia. Estamos falando da guiagem. No meu caso guiagem caseira. Para os leigos, eu explicarei.

O que ser a bendita guiagem?
De forma explicativa e simples é: Fazer a correção do acompanhamento do astro, se ele se move para alguma direção a guiagem faz a correção. Assim se pode fazer frames de vários segundos, que no meu caso, por ser uma montagem mais simples que as demais do mercado, varia entre 180 e 300s de exposição. Isso se a montagem estiver bem alinhada.

De fato, foi bem animador quando eu a construí e ela realmente funcionou. Não foi difícil de adquirir todas a peças necessárias, mais difícil pra mim foi a construção da guiagem, a falta de prática com solda e tempo, tornaram o projeto um tanto frustrante.

Bem vamos ao que importa, vou repassar o projeto original demonstrar a maneira de como o interpretei.
Projeto original com Arduino
Como o titulo do post deixa explicito, a guiagem é caseira, todos os materiais elétricos foram comprados individualmente pelo mercado livre.
A lista de materiais que utilizei:
1 Arduino nano
1 tlp521-4
Fios para fazer as conexões
1 Ferro de solda ( tem que ser um bom, não adianta ser uma marca mais pipipitchu, me incomodei muito com esses ferros de solda)
1 rolo de estanho
1 buscadora 8×50
1 WebCam adaptada

De inicio, o primeira tarefa era abrir o controlador do controle do motor de acompanhamento e soldar os alguns fios nos pinos do controle do RA (RA+ e RA-) e achar o terra, que no meu caso foi na sorte, pois me faltou o multímetro na hora.whatsapp-image-2016-12-01-at-10-17-19-am

Segunda parte do projeto foi soldar os fios no tlp521-4, levando para 3 fios(RA+,RA- e TERRA) ao arduino e fechar o circuito.
Ficando assim:diagram
Não utilizei as resistências do diagrama, pois não houve a necessidade.

Após ter terminado a parte elétrica do projeto, o próximo passo é programar o arduino para receber e mandar as informações para o computador, essa parte é simples. Usando o software disponibilizado pelo fabricante, é só gravar na memória interna da placa.

A parte mais complicada do projeto é a construção desta estrutura, soldar os fios para mim foi a parte mais chata, gastei um bom tempo com isso.

Depois de tudo pronto, vem o teste e os resultados, que para mim foram muito satisfatórios. Eu uso o software PHD2 para guiar, creio que seja o mais usado entre os astrofotógrafos que utilizam guiagem, pois é pratico e faz bem o seu trabalhocaptura-de-tela-1

Não tive nenhum problema em encontrar um astro e guiar, apesar da webcam não ser uma das melhores, ela serve muito bem para isso.

Depois de alguns testes, consegui um tempo livre e céu limpo (até começar a tirar as fotos), resolvi testar o novo setup e guiagem nas plêiades, que por sorte está no campo de visão de onde moro.

Foto guardada - aplicadas configuracoes.
Plêiades
Orion 80 ed
Canon xs mod
eq3-2 com guiagem caseira em um eixo
5 x 180s
15 min de exposição total

Foram 15 min de exposição total até nublar, mas para 15 min consegui alguns detalhes, como as nebulosas azuis que rodeiam as plêiades.
Ainda tenho que melhorar no processamento, e adquirir um filtro contra PL, pois ajuda muito bloqueando a luz das cidades, destacando ainda mais o céu escuro.
Espero na próxima conseguir pelo menos mais uma hora ou mais de exposição total, assim conseguirei um resultado melhor do que o que já tenho.

Então deixo meu obrigado por ler este post, e até os próximos.

Um comentário sobre “Guiagem Caseira com Arduino

  1. Pingback: UPGRADE DE MONTAGEM – Astrofotografia na Prática

Deixe um comentário