Guiagem caseira: Resolveu meus problemas?

Neste artigo vou descrever minhas experiências com a nova guiagem, construída por mim, meio gambiarra, mas está sendo bem útil, e trazendo ótimos resultados para mim. No ultimo post descrevi a construção sobre a mesma, caso tenha alguma duvida do que se trata a guiagem, de uma lida no post anterior.

Mas agora, o foco deste post é responder a essa pergunta, resolveu meus problemas?

Bom, primeiramente quero deixar claro aqui quais eram os meus problemas:
1º  Era o tempo de exposição que, sem a guiagem e mesmo com um alinhamento preciso, não passavam dos 40s. Com esse tempo curto surgiam vários e vários frames, para poder compensar no tempo total da captura.
2º  Talvez o mais importante, era o tédio que eu passava esperando cada frame terminar, sempre tinha que estar la para ir disparando e conferindo as imagens, tentando tirar o máximo de tempo possível nas capturas.

Com a guiagem mudou de no máximo 40s para 120s podendo chegar até 200s.
Sim foi um ganho e tanto no tempo de exposição, o que resultou em melhores imagens com menos frames e com mais tempo livre, podendo até dar umas voltas enquanto ia capturando as imagens.

Alguns resultados de até uma hora de captura. Eu gostei muito por inicio, mas ainda creio que irá melhorar com um certo tempo a mais de experiência.

orion
Nebulosa de orion
cabeca-de-cavalo
Nebulosa da chama e cabeça de cavalo
pleiades2
Plêiades

De agora vou tentar melhorar no processamento e na captura. Vou buscar mais tempo e terei um novo espaço para fazer as capturas no inverno, o que resultará em novas e melhores imagens. Por enquanto ainda estou um tanto limitado. Mas nos próximos posts irei trazer novidades.

Deixe um comentário